Frequentemente ouvimos frases de efeito nos lembrando sobre o dinamismo de um mercado global, digital e repleto de possibilidades e desafios. E ao refletir sobre o conceito do termo “dinâmico” nos de paramos com a ideia do incessante, do mutável. E isto tudo está muito ligado ao Upskilling e Reskilling.
Num ambiente corporativo ágil e em constante evolução, este dinamismo que nos cerca faz um convite irrecusável a todos aqueles que estão atentos às transformações e desejando desfrutar das tendências. Neste cenário, aproximar-se do significado e do poder dos termos Upskilling e Reskilling, por exemplo, é uma tarefa imprescindível.
Leia também: A mudança é a lei: um olhar para as competências profissionais do futuro
Embora esses conceitos compartilhem o objetivo comum de aprimorar as habilidades dos colaboradores, eles possuem diferenças cruciais em suas abordagens e aplicações e têm indicações específicas no plano de desenvolvimento dos colaboradores.
Upskilling: Aprimorando Habilidades
O upskilling consiste em aprimorar as habilidades de um colaborador permitindo que ele alcance um nível elevado de competência na área em que atua no momento. Essa abordagem é particularmente indicada quando a empresa identifica potencial em seus funcionários e deseja alavancar suas capacidades para melhorar a qualidade de seu trabalho e aumentar a eficiência diante de suas responsabilidades atuais.
Podemos pensar em alguns exemplos práticos de upskilling ao imaginar uma gerente de projetos que tem a chance de aprimorar suas habilidades na gestão de pessoas; um desenvolvedor de software que já tem habilidades e experiência em programação e deseja melhorar seus conhecimentos em design de interfaces, ou um profissional da área de gestão que tem a chance de se atualizar para a ampliação e internacionalização de uma empresa.
Conheça o Curso avançado internacional em Gestão de Projetos na Economia Digital oferecido pela Universidade de Barcelona em parceria com o Pecege.
Reskilling: Adquirindo Novas Habilidades
Enquanto o upskilling concentra-se em melhorar as habilidades existentes, o reskilling abrange a aquisição de novas habilidades para que o colaborador possa desempenhar funções completamente diferentes daquelas que ocupava anteriormente.
Essa abordagem é especialmente útil quando ocorrem mudanças significativas na indústria ou na própria empresa, tornando algumas habilidades obsoletas e demandando outras emergentes.
Um exemplo de reskilling pode ser encontrado em uma organização que está migrando seus processos tradicionais para uma abordagem mais digital. Um funcionário de um setor administrativo que lida principalmente com papéis e procedimentos físicos pode enfrentar a necessidade de aprender novas habilidades em tecnologia da informação e sistemas digitais para se adaptar à nova realidade da empresa.
Tratamos aqui de abordagens complementares para o desenvolvimento dos colaboradores em uma empresa. Enquanto o upskilling visa aprimorar as habilidades existentes, o reskilling busca preparar os profissionais para enfrentar novos desafios.
Ao identificar as necessidades individuais e coletivas dos funcionários, as empresas podem direcionar estrategicamente seus investimentos em capacitação, colhendo os frutos de equipes mais qualificadas, inovadoras e adaptáveis ao mundo em constante mudança. O resultado é uma organização mais ágil, competitiva e preparada para enfrentar os desafios do futuro.